Calamidade. Esta é a situação que se encontra atualmente a cidade de Palmares. Ruas tomadas por entulhos de lixos e lama, pessoas desabrigadas, comércio sem funcionar, órgãos públicos e bancos parados. Palmares enfrenta uma verdadeira guerra pela sobrevivência e a população não desiste de lutar e acreditar na reconstrução depois de todo o ocorrido.
Tudo começou na noite da última sexta-feira (18), quando a cidade foi tomada pelas águas do rio Una,esse atingindo toda parte baixa do município e cobrindo muitas casas que ali existiam. O hospital também foi tomado por água, assim como o Hemope que foi totalmente inundado pelas correntezas que por ali passavam.
Muitas famílias estão vivendo sem teto, sobrevivendo apenas com ajuda da defesa civil e dos doadores que chegam a todo o momento. Com isso, o trânsito encontrasse em estado lastimável, pelo fato da grande quantidade de veículos e das grandes pilhas de lixos acumulados pelas ruas. Crianças e adultos dividem espaços diante da lama.
Para quem não viu a cidade pessoalmente depois das inundações, ao vê-la, tem-se a sensação que por lá passou um furacão junto com um Tsunami e depois veio um terremoto e derrubou tudo. Muitas casas estão em ruínas, outras parcialmente acabadas e com restos de dejetos em seus telhados, resto de móveis são comuns, encima das casas que foram tomadas pelas inundações.
A equipe do Blog Esporte Virtual percorreu toda a cidade e encontrou de tudo no meio da destruição. Realizamos doações na parte mais atingida, essa que fica situada em plena margem do rio. Conhecemos uma família de aposentados que ali viviam juntamente com seus quatros netos e hoje se abrigam no mesmo lugar onde situava sua residência, porém em um pequeno barraco montado com resto de telhas, encontrado no meio dos entulhos. No pequeno espaço, dormem sem colchões e não possuem nem água nem energia.
Quando abordamos os moradores para sabermos sobre como estão sendo as noites naquela região, muitos alegaram que o mais preocupante é a falta de segurança, uma vez que, essa parte da cidade esta toda às escuras. ”Estamos guardando o pouco que restou em nossas residências” ,afirmou um morador que no momento lavava alguns eletrônicos e colocava ao sol para que secassem,tentando recuperar algo.
Outro morador acrescentou que a noite está acontecendo muitos arrombamentos e assaltos, bandido aproveitam da situação, para roubar os donativo quem eles recebem de dia e também os pertences que tentam recuperar em suas casas. Com isso, muitos desistem de dormi nos abrigos para guardar o pouco que restou em meio de tanta destruição.
O Blog Esporte Virtual ficou bastante comovido com toda a situação, e irá dar continuidade a campanha de arrecadação de donativos. Em muito breve,divulgaremos a forma de como todos poderão ajudas as vítimas castigadas pelas chuvas.
Acompanhe também as fotos e os vídeos de toda a tragédia, registrada pela equipe Esporte Virtual.
Muito boa matéria, Anderson Pedro.
ResponderExcluirParabéns, equipe do Esporte Virtual.